pesquisa

Pesquisa nacional sobre coronavírus não deve mais ter financiamento do Ministério da Saúde

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

ATUALIZAÇÃO: matéria atualizada em 21 de julho de 2020, às 17h32min

A pesquisa Epicovid19-BR, desenvolvida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), não deve mais contar com o financiamento do Ministério da Saúde. A informação foi confirmada pelo ministro interino Eduardo Panzuello em coletiva ao lado do governador Eduardo Leite nesta terça.

Rio Grande do Sul confirma outras 64 mortes por coronavírus

Segundo Panzuello, a ideia não é parar com pesquisas sobre o coronavírus no país. Entretanto, o ministro interino defende que sejam feitos estudos regionalizados devido ao fato de o Brasil ter regiões muito diferentes entre si.

- A pesquisa estava muito boa, mas com dificuldade para ter propensão nacional. Teríamos que mudar alguns focos do que foi contratado. Ficou mais regionalizada e tivemos dificuldade para triangular as ideias ao Brasil como um todo. Precisaríamos de pesquisas especializadas em cada região. É o que estamos avaliando - falou em coletiva.

Carreata solidária de motoristas de aplicativos pede mais segurança e regulamentação na cidade

O reitor da UFPel, Pedro Hallal, lamenta que o financiamento seja interrompida, mas afirma que já era esperado. Entretanto, Hallal assegurou que a outra pesquisa, que ocorre no Estado, continua:

- Isso já era esperado. O Ministério atualmente não parece ter interesse nos dados. Estamos buscando novas fontes de financiamento. A Epicovid-RS está mantida e garantida - afirmou.

A Epicovid19-BR pode chegar ao fim após três fases. A última, ocorrida entre os dias 21 e 24 de junho, totalizou 33.207 entrevistas e testes. Esta etapa apontou um cenário de sete vezes mais contaminados do que se tem conhecimento. A pesquisa teve disponível R$ 12 milhões do Ministério da Saúde desde abril, conforme extrato publicado no Diário Oficial da União naquele mês.

Os objetivos das entrevistas e dos testes eram os mesmos da Epicovid-RS, também encabeçada pela UFPel e com apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de outras 11 universidades federais e privadas. Os trabalhos buscam estimar a quantidade da população com anticorpos - que já foi infectada pelo vírus - e projetar a velocidade de expansão.

O ministro interino Panzuello visita o Rio Grande do Sul para conhecer as estratégias do Estado no combate à pandemia. Pela manhã, ele e sua equipe se reuniram com o governador em uma reunião que tratou que durou quatro horas e anunciou 100 novos respiradores para o Estado, além de um equipamento extrator para aumentar a capacidade de testagem.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Região registra mais cinco mortes pela Covid-19 Anterior

Região registra mais cinco mortes pela Covid-19

Rio Grande do Sul confirma outras 64 mortes por coronavírus Próximo

Rio Grande do Sul confirma outras 64 mortes por coronavírus

Saúde